Principal seta Organização do Forum-TT
21-Abr-2014
 
 
Advertisement
Organização do Forum-TT PDF Imprimir e-mail
Classificação: / 12
FracoBom 
Escrito por Administrador .   
05-Dez-2006

Organização do Forum-TT

Os elementos do Forum-TT, também designados por Membros, são pessoas que se identificam com o projecto Forum-TT e que, através de uma inscrição no "Site", formalizam a vontade de nele participar e dele beneficiar. São pessoas amantes da liberdade da prática de um Todo-Terreno consciente, responsável e respeitador da natureza e de se exprimirem livremente, respeitando um conjunto de princípios descritos no documento Forum-TT - Missão, Visão e Valores.   

  Esta comunidade de Membros do Forum-TT, em franca expansão e geograficamente dispersa, considera a internet como um meio privilegiado de comunicação e debate de ideias e um bom espaço para partilha de experiências vividas na prática do Todo-Terreno e Aventura.

    Com esse objectivo foram criados um "Site" e Lista(s) de Discussão na Internet com a designação de Forum-TT, podendo ser criadas outras que a comunidade entenda adequadas. Espaços esses que são sempre de livre utilização de todos os Membros do Forum-TT actuais e vindouros.

    A comunicação, em especial a virtual, nem sempre se revela eficaz, particularmente por interpretações de contextos e leituras de entrelinhas, podendo ter tendência para escorregar por vezes para zonas de provocação e animosidade que importa evitar, salvaguardando sempre a harmonia entre os Membros do Forum-TT.

    Além disso as páginas no "Site" e as Listas de Discussão, têm de ser geridas no que à sua estrutura base de funcionamento respeita, liberdade de expressão, admissão e demissão de elementos e eliminação da própria página.

    Com estes objectivos, foi criada uma estrutura organizativa que se descreve de seguida, e que pretende facilitar o funcionamento do Forum-TT.

      Coordenação do Forum-TT

1.      Constituição e organização

a.     - A Coordenação do Forum-TT é um órgão de funcionamento colegial e será constituída por um numero de 3 a 5 Membros do Forum-TT, escolhidos pelo Grupo de Colaboradores de entre os voluntários para o desempenho de tais funções. Esta escolha deve levar em consideração a necessidade de um bom entendimento entre os elementos da Coordenação.
b.     – Os seus membros estão em perfeita igualdade entre si, sendo as decisões tomadas, preferencialmente, por consenso ou, na impossibilidade de tal acontecer, por maioria.
c.     - Os seus membros têm o direito de pedir, a qualquer momento, a sua demissão das funções de Coordenador. É-lhes, contudo, solicitado um esforço, no sentido de não abandonarem as suas funções, sem estar assegurada a sua substituição.
d.     – Em situações em que tal seja aconselhável, e após discussão alargada entre os Colaboradores e os Coordenadores, pode o Grupo de Colaboradores decidir a substituição de membros da Coordenação
 

2.      Competências

a.     - Assegurar a representação formal e institucional do Forum-TT, ao mesmo tempo que é o interlocutor privilegiado no contacto com outras instituições.
b.     - Dinamizar o funcionamento do "Site" e das Listas de Discussão e alertar sempre que se afastem do rumo colectivamente definido.
c.     - Definir e assegurar a prossecução dos objectivos fundamentais do Forum-TT e promover o seu aprofundamento.
d.     - Orientar a gestão de todos os meios ao dispor do Forum-TT de modo a potênciar as actividades planeadas e acordadas.
e.     - Decidir, depois de consultados os Colaboradores, sobre a introdução de alterações na estrutura organizativa do Forum-TT.
f.       – Admitir Membros do Forum-TT para o Grupo de Colaboradores, tendo por base a vontade, voluntariamente expressa através de nota enviada para
coordenaca Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail , dos Membros que se disponibilizem para participar nas actividades que a este grupo estão entregues.
g.     - Suspender ou demitir da condição de Membro do Forum-TT, elementos que, de uma forma continuada, não cumpram os princípios colectivamente definidos e aceites. A aplicação deste tipo de sanções será sempre, obrigatoriamente precedida de uma consulta ao Grupo de Colaboradores.  
h.     - Decidir sobre a reformulação ou extinção do "Site" e/ou da(s) Lista(s) de Discussão, para o que será também necessário o acordo expresso do Grupo de Colaboradores
 

Grupo de Colaboradores 

3.      Constituição e organização

a.     - O Grupo de Colaboradores é constituído por Membros do Forum-TT que, de forma voluntária, se responsabilizam por assegurar a execução de determinado Projecto, conjunto de Actividades ou conjunto de Tarefas.
   1.      - Os Colaboradores são Membros do Forum-TT que se auto-propoem a colaborar de modo activo e continuado na execução de Projectos, Actividades ou Tarefas, podendo escolher a(s) Área(s) em que se pretendem envolver.
   2.      - Os Membros do Forum-TT que pretendam tornar-se Colaboradores devem enviar uma nota a manifestar essa vontade para coordenaca Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail , sendo a sua admissão da responsabilidade da Coordenação.
   3.      - Os Colaboradores podem pedir a sua demissão destas funções, a qualquer momento. É-lhes, contudo, solicitado um esforço, no sentido de não abandonarem as suas funções, sem estar assegurada a sua substituição.
   4.      - A Coordenação, depois de ouvidos os Colaboradores, pode excluir Membros do Grupo de Colaboradores.

b.     - Para uma melhor eficiência na concretização dos seus objectivos, o Grupo de Colaboradores divide-se em Equipas que se encarregam de todos os aspectos relativos à sua Área de actividade.

c.     - A criação das Equipas e a sua dissolução está dependente dos seguintes aspectos:
  
1.      - Serão criadas novas Equipas sempre que haja vantagem na criação de uma nova Área e haja Colaboradores para assegurar o seu funcionamento.
  
2.      - Serão dissolvidas Equipas sempre que a sua existência deixe de ter justificação ou sempre que deixe de haver Colaboradores que assegurem o seu funcionamento.

d.     - Cada Equipa terá um Responsável de Área, que coordenará o seu funcionamento, ajudando-a a atingir os objectivos que levaram à sua criação, e será o interlocutor privilegiado (mas não obrigatoriamente o único) nos contactos com a Coordenação para os assuntos relativos à sua Área.
  
1.      - O Responsável de Área é escolhido pelos respectivos Colaboradores e deve ter a aprovação da Coordenação do Forum-TT.
  
2.      - O Responsável de Área pode pedir a sua demissão destas funções a qualquer momento. É-lhe, contudo, solicitado um esforço, no sentido de não abandonar as suas funções, sem estar assegurada a sua substituição.
  
3.      - Os membros da Equipa podem decidir a substituição do Responsável de Área respectivo.
e.     - Os Responsáveis de Núcleo fazem também parte integrante do Grupo de Colaboradores
  

Núcleos Forum-TT 

4.      Constituição e organização Dada a dispersão geográfica dos Membros do Forum-TT e considerando que, para além de uma partilha de vivências e conhecimentos por meios electrónicos, é importante o contacto físico e o desenvolvimento de relações pessoais centradas neste Espírito Forum-TT que a todos anima, é salutar que os Membros do Forum-TT se auto-organizem em Núcleos.

a.     - Os Núcleos são grupos de Membros com afinidades geográficas e/ou de interesse particular relativo a uma vertente específica do Todo-Terreno e Aventura, que se associam de modo a melhor atingirem os objectivos comuns.

b.     - A formalização dos Núcleos Forum-TT é proposta pelos Membros que os pretendem integrar e carece da existência de massa crítica de Membros que justifique a sua constituição, bem assim como da aprovação da Coordenação do Forum-TT.

c.     - Os Núcleos do Forum-TT terão um Responsável de Núcleo.
1.      - O Responsável de Núcleo é escolhido pelos membros do Núcleo e deve ter a aprovação da Coordenação do Forum-TT.
2.      - O Responsável de Núcleo deve gerir a sua actividade, ajudando a dinamizá-lo e procurando motivar os seus membros a participarem nas actividades colectivamente decididas.
3.      - O Responsável de Núcleo será também o interlocutor privilegiado nos contactos com a Coordenação do Forum-TT, ou com outras entidades que se relacionem com o Núcleo, para além de integrar o Grupo de Colaboradores.
4.      - O Responsável de Núcleo pode pedir a sua demissão destas funções a qualquer momento. É-lhe, contudo, solicitado um esforço, no sentido de não abandonar as suas funções, sem estar assegurada a sua substituição.
5.      - Os membros do Núcleo podem decidir a substituição do seu Responsável de Núcleo.

d.     Será função principal dos Núcleos a dinamização no terreno dos objectivos do Forum-TT.
1.      - Os Núcleos devem promover actividades que fortaleçam o espírito comum e os laços entre os seus membros (tertúlias, jantares, encontros, debates, exposições, passeios, e outras actividades de convívio).
2.      - Os Núcleos são um meio fundamental de divulgação do Forum-TT e dos seus objectivos e cultura, contribuindo para a angariação de novos Membros.
3.      - Os Núcleos têm um papel importante na recolha no "terreno" de informações sobre as realidades da prática do Todo-Terreno e Aventura, transmitindo-as para toda a comunidade Forum-TT e contribuindo para influenciar as decisões e os rumos a tomar.
4.      - Os Núcleos têm também um papel na promoção ou apoio à organização de eventos destinados a toda a colectividade Forum-TT, bem como, na implementação de um verdadeiro espírito de partilha.
5.      - Os Núcleos devem desenvolver espaços próprios e dedicados dentro do "Site" Forum-TT, procurando articulá-los com os restantes espaços, e enriquecer os conteúdos do "Site", ajudando a valorizá-lo. 
 

Membros do Forum-TT

5.      Constituição e organização

a.     - São pessoas ou entidades que se identificam com o projecto Forum-TT e que pretendem formalizar a sua vontade de o apoiar e nele participar.
b.     - Os Membros fazem o seu registo através do "Site" Forum-TT, manifestando deste modo o seu conhecimento e vontade de adesão a este projecto.
c.     - Os Membros podem pedir a sua demissão a qualquer momento.
d.     - A Coordenação, depois de ouvidos os Colaboradores pode retirar ou suspender a condição de Membro do Forum-TT, sempre que se verifiquem razões que justifiquem de modo claro essa decisão, nomeadamente nos casos em que haja uma prática continuada de não observância dos princípios que regem o colectivo. 
 

6.      Regras Gerais
a.     - Estas Regras aplicam-se de um modo geral a todos os Membros do Forum-TT.
b.     - Os Membros do Forum-TT devem ter gosto pelo Todo-Terreno e/ou Aventura e vontade de partilhar o seu gosto com outros que tenham gostos semelhantes.
c.     - Os Membros do Forum-TT devem procurar divulgar, da forma que lhes for possível e entre um leque alargado de pessoas, o Todo-Terreno e Aventura como uma prática de valorização pessoal, socialmente responsável e respeitadora da natureza, procurando alargar o número de pessoas que partilham desta visão.
d.     - Todos os que partilhem dos princípios do Forum-TT são bem vindos e estão convidados a juntar-se a este projecto.
e.     - Ninguém é o arauto da verdade, mas todos têm o direito de expressar as suas opiniões.
f.       - As críticas não podem assumir a forma de ataque pessoal, centrando-se sempre nas ideias e/ou práticas.
g.     - Quem é Membro do Forum-TT arrisca-se a trabalhar para este projecto.
h.     - Quem trabalha em cada momento, é que dita as regras.
i.        - Quem não trabalha, usufrui do trabalho dos outros, mas não reclama (embora possa e deva apresentar sugestões de melhoria). 
 

7.      Responsabilidades O Forum-TT como projecto com uma forte componente virtual e com princípios gerais definidos no documento Forum-TT - Missão, Visão e Valores, não é uma entidade promotora de eventos.
a.     - O Forum-TT, enquanto entidade representada pela sua Coordenação, é responsável pelos conteúdos do "site", embora esses mesmos conteúdos sejam normalmente assinados pelos seus autores e, por conseguinte, também da sua responsabilidade. De qualquer forma, o Forum-TT reserva-se o direito de não publicar no seu "site" conteúdos que considere menos apropriados.
b.     - O Forum-TT não pode ser responsabilizado, por eventuais danos causados, pela aplicação de ideias ou sugestões, apresentadas por conteúdos no "Site".
c.     - O Forum-TT não pode ser responsabilizado por quaisquer actos cometidos pelos seus Membros.
d.     - Todas as actividades ou eventos promovidos pelos seus Membros, ainda que utilizando o nome do Forum-TT, são da inteira responsabilidade de quem os promove e de quem neles participa. 
  

Entidades Parceiras 

8.      Constituição e organização

a.     - São Entidades que se identificam com o projecto Forum-TT e cuja actividade se enquadra no âmbito deste projecto. Devem também, ser membros do Forum-TT.
b.     - O Forum-TT não é um organizador de eventos de Todo-Terreno e Aventura, pelo que é favoravelmente encarada a possibilidade de Entidades, com fins comerciais ou não, poderem complementar as actividades realizadas pelos Membros do Forum-TT.
c.    
- As potenciais Entidades Parceiras fazem a sua proposta de adesão, por mail (coordenaca Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail ) que será avaliada pelo Forum-TT.
d.     - As Entidades Parceiras, cuja actividade tenha fins comerciais, devem apresentar na sua proposta, as vantagens para os Membros Forum-TT que a sua adesão vem trazer.
e.     - O Forum-TT oferece ás Entidades com fins comerciais, uma presença na Galeria Comercial, através de uma página que pode ser criada pela Entidade Parceira ou, por um Colaborador do Forum-TT, caso em que o formato será escolhido pelo próprio Colaborador.
f.       - A informação contida na página da Entidade Parceira, na Galeria Comercial, é da sua única e inteira responsabilidade. Deve por isso ser mantida pela própria Entidade. Caso haja necessidade por parte da Entidade e disponibilidade por parte de um Colaborador, pode ser dado apoio à manutenção desta informação.

g.     - O Forum-TT pode retirar ou suspender a condição de Entidade Parceira, sempre que se verifiquem razões que justifiquem de modo claro essa decisão. Nomeadamente nos casos em haja uma prática continuada de não observância dos acordos efectuados ou quando a actividade da Entidade, vá contra os princípios defendidos pelo Forum-TT.  Coordenação do Forum-TT  

Actualizado em ( 18-Ago-2008 )
 
Pesquisar

Google

Actividades
Links patrocinados
Difusão de Notícias

Subscribe
Share/Save/Bookmark

Facebook

Clica para te tornares
FÃ do Forum-TT
no

Vota no Forum-TT para o Top4x4

top4x4